A puberdade tem iniciado cada vez mais cedo, especialmente nas meninas. Trata-se do período entre a infância e a vida adulta. Um momento de transição marcado por muitas transformações corporais e comportamentais. Nas meninas as principais mudanças são: broto mamário, pelos pubianos e axilares, odor axilar, acne e aceleração do crescimento. Nos meninos são: aumento do volume testicular e bolsa escrotal, pelos pubianos e/ou axilares, odor axilar, acne e estirão do crescimento. Em ambos os sexos há grande alteração do comportamento, com labilidade do humor, intercalando irritação/agressividade com momentos de docilidade e choro.
A puberdade começa com aumento da secreção dos hormônios hipofisários LH e FSH, que estimula o desenvolvimento dos ovários e testículos, o que leva inicialmente ao aumento das mamas e testículos, conforme o sexo. É considerado puberdade precoce o desenvolvimento antes dos 8 anos de idade nas meninas e 9 anos nos meninos.
A puberdade precoce pode acarretar riscos para a saúde psicológica e física destas crianças e os pais podem ajudar a evitar muitas dessas consequências negativas, ficando atento aos sinais e procurando auxílio e tratamento no momento oportuno.
Por que isso está acontecendo?
Obesidade: Ao longo dos últimos 30 anos, o percentual de crianças com excesso de peso aumentou muito. No Brasil aproximadamente 30% da população pediátrica está acima do peso. Ao mesmo tempo em que ocorreu essa revolução do peso, culminou o aumento da puberdade precoce.
Os interferentes endócrinos, substâncias químicas capazes de se acumular no corpo e causar desregulação hormonal, também estão envolvidos nesta antecipação. Eles são encontrados em: plásticos (bisfenol A), pesticidas, parabenos (maquiagens e esmaltes) e outras substâncias artificiais.
Estresse Social e Psicológico: pesquisas apontam que o corpo pode lançar uma resposta hormonal em situações de perigo e incertezas. Segundo Deardorff "O ambiente da casa tem um impacto sobre o momento da puberdade. Um contexto familiar que é imprevisível, inconsistente ou inseguro, ou uma casa com altos níveis de conflito, têm sido associados à puberdade antecipada. O período entre o nascimento até 5 anos de idade, parece ser o momento crítico ".
Quais problemas estão relacionados com a puberdade precoce?
Está associado um risco maior de depressão, ansiedade e transtornos alimentares. Além disso, início precoce da atividade sexual, gravidez na adolescência, uso de drogas, especialmente álcool. A menstruação precoce também está associada a um risco aumentado para câncer de mama, doenças cardiovasculares e metabólicas.
O que os pais podem fazer?
Em termos de prevenção da puberdade precoce, os pais podem incentivar a alimentação saudável, promover atividade física, limitar a exposição a produtos químicos (especialmente interferentes endócrinos citados). Algumas medidas simples podem contribuir tais como: não aquecer alimentos em plástico, não fumar ou expor seus filhos a fumaça de cigarro, evitar maquiagens, roupas/ ambientes sexualizados e talvez, a coisa mais importante é se concentrar num ambiente familiar forte e seguro para seus filhos.
O conjunto destas medidas pode modificar o rumo do desenvolvimento e prevenir a puberdade precoce.