Endocrinologia Pediátrica

O que é a Endocrinologia Pediátrica?

É a área da medicina que cuida de crianças e de adolescentes com problemas hormonais. Os hormônios são substâncias essenciais para manter o equilíbrio do nosso corpo e assim propiciar à criança e/ou ao adolescente um adequado crescimento e desenvolvimento.


Quais são as 10 situações mais freqüentes para se procurar um Endocrinologista Pediátrico?

1. Avaliação detalhada do crescimento quando a criança é uma das mais baixinhas da escola ou quando está crescendo pouco.

2. Auxílio no tratamento da obesidade e de suas complicações, tais como colesterol alto, diabetes tipo 2 e pressão alta.

3. Tratamento e acompanhamento de crianças que desenvolveram diabetes.

4. Avaliação de meninas e meninos que apresentaram sinais de puberdade precoce (8 e 9 anos, respectivamente), tais como odor axilar, pêlos pubianos e desenvolvimento das mamas ou dos testículos.

5. Avaliação de puberdade tardia, após 13 anos nas meninas e 14 anos nos meninos, situação esta de muita preocupação entre os adolescentes.

6. Crianças com excesso de pêlos, o que muitas vezes é associado à acne, e cabelos oleosos, que podem indicar produção excessiva de hormônios masculinos e problemas das glândulas supra-renais.

7. Distúrbios da menstruação, tais como alterações no ciclo menstrual (ausência de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês), podem significar problemas hormonais, o que necessita de investigação e tratamento adequados.

8. Crianças com cansaço, hipoatividade ou aumento do volume do pescoço (bócio) podem apresentar um mau funcionamento da tireóide.

9. Problemas ósseos como dor óssea e fraturas freqüentes podem indicar doença genética como osteogênese imperfeita.

10. Orientação para prevenir doenças metabólicas que afetam mais comumente crianças prematuras ou que nasceram com baixo peso (menor de 2,5 kg).